Na Rádio Francesa - RFI

A jornalista Marie-Line Darcy visitou-nos para uma reportagem rádio no programa Accents d'Europe da RFI.

http://www.rfi.fr/emission/20170525-portugal-loup-elevage-tourisme

Hugo Novo, éleveur de chèvres, doit composer avec la présence de loups dans le parc de Peneda-Gerês. © RFI/Marie-Line Darcy
Au nord du Portugal, le parc national de Peneda-Gerês compte environ 200 loups. Le loup ibérique ne fait pourtant pas l’objet de protection spécifique, ni de mesures de réintroduction. Mais, sa population est stable, voire augmente. Dans le parc bien que l’animal soit encore souvent vu comme une menace, les mentalités changent sous l’impulsion de nouveaux habitants. Marie-Line Darcy.

Na Lonely Planet Magazine

Pastor por um dia com a 5ª Lógica, essencial numa visita às Serras da Peneda-Gerês. Adotar uma cabra, uma forma de envolvimento na prevenção de incêndios e gestão da paisagem. Quem o diz a Lonely Planet Magazine.

No Economia Verde da SIC

Na freguesia de Sistelo, concelho de Arcos de Valdevez, há um projeto de desenvolvimento local que passa pela gestão sustentável do ecossistema e pela prevenção de incêndios. Em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, a 5ª Lógica conta com 40 cabras, das raças portuguesas bravia e serrana, e oferece a qualquer cidadão, mesmo vivendo na cidade, a possibilidade de adoptar uma cabra, acompanhar a vida do rebanho online e até ser pastor por um dia.

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/economiaverde/2014-03-17-Cabras-aliadas-do-desenvolvimento-local