O projeto

A 5ª Lógica é uma empresa familiar baseada nos princípios do desenvolvimento sustentável e como tal assente nos pilares sociedade e cultura, ambiente e economia.

Tem como visão fundamental a integração da sua atividade produtiva (caprinicultura extensiva) na preservação/gestão de bens culturais e ambientais.

Para tal, além do maneio planeado do rebanho com vista na prevenção de incêndios e gestão da paisagem e biodiversidade, aposta na multifuncionalidade da exploração (alargando-a ao turismo de natureza e à formação e educação ambiental) e no fortalecimento da relação produtor-consumidor, através da promoção da partilha de conhecimento e do reconhecimento mútuo de papéis no desenvolvimento sustentável local, concretizado, por exemplo, através da adoção de uma cabra.

A investigação na ação e a procura de técnicas e tecnologias inovadoras capazes de dar resposta às dificuldades específicas são uma constante.

Um aspeto marcante é o desenvolvimento da atividade em território de lobo, o que sendo uma vulnerabilidade é também uma oportunidade obrigando para tal a um exercício suplementar de criatividade.

A designação do projeto, inclui múltiplas metáforas que integram os fundamentos deste projecto. Na sua origem está a noção de 5º elemento ou 5ª essência da alquimia e por isso o inovador, o alternativo (NOVAS SOLUÇÕES). Além desta referência, em português, «quinta» é uma exploração agrícola, no caso uma exploração agricola guiada pela «lógica», pela razão (FUNDAMENTAÇÃO DAS DECISÕES). Esta palavra traz consigo as noções de ecológica ou biológica (SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL. SOCIAL E ECONÓMICA).

Cabreiros e gestores do projeto: Laura Moura e Hugo Novo, naturais de Viana do Castelo, com formação académica nas áreas da Biologia, Geologia, Educação e Agricultura Sustentável e um percurso profissional principalmente em torno da educação e formação profissional, agricultura biológica (horticultura, fruticultura e produção de cogumelos) e ativismo ambiental na área da educação para o desenvolvimento sustentável.