Trilho dos Brandeiros e Pastores

PRÓXIMA DATA: 27 de Janeiro de 2017 (ESGOTADO)

O ponto de encontro (9h00) é em Sistelo (Fontanário/Tasquinha): 
41°58'24.6"N 8°22'28.2"W
41.973500, -8.374500

Neste trilho percorreremos caminhos pouco visitados embora o seu início seja entre as paisagens mais emblemáticas de Sistelo. 

Partindo de Padrão poderemos apreciar toda a modelação que Homem e Natureza fizeram no vale do Vez até Porto Cova. Nestes 2 lugares (ou aldeias) vivem os pastores e criadores que ainda hoje mais fazem por esta paisagem. Estão aqui os maiores efetivos de cachenas e garranas da freguesia. No caminho que os liga, os socalcos arrebatam pela beleza e transportam-nos numa viagem cultural sobre modos de vida que promovem equilíbrios dinâmicos entre o agreste e o ameno. 

A partir de Porto Cova o destino são as Brandas. Começando por Crastibô, talvez a mais bela branda da freguesia de Sistelo e que está suspensa no tempo e no espaço. Uma jóia guardada pelo relevo com um nome que remete para ocupações remotas. O continuar da subida, numa envolvência de cores e sons naturais, passa raso pelo topo da serra, deslumbra-nos na Branda do Covelo e sua corga e leva-nos até à Branda Gêmea, uma das mais altaneiras, sempre com a imponente montanha a vigiar-nos. Daqui até à Branda do Alhal começa a descida e nesta parte do trilho poderemos ver, do outro lado do vale da corga de Porto Cova, o caminho percorrido sempre em território de fauna selvagem e de raças autóctones. No Alhal revela-se novamente o vale do Vez, agora com vista para Sistelo. Espera-nos Padrão.

Inscrições 10€/pessoa (inclui interpretação e seguros) mediante envio de comprovativo da transferência bancária (IBAN: PT50 0035 0666 00074246600 69) para o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Grau de dificuldade: MODERADO - Trilho com terreno variável, podendo conter troços com piso irregular. Apresenta gradiente moderado e inclinações abruptas com alguma extensão. Requer um bom nível de preparação física.

Extensão: 9,58 Km | Cota mais baixa: 461 m | Cota mais elevada: 1038 m