Trilho Território de Lobo

Próxima data: 25 de Março de 2017 (realizado)
 
 
Entre percursos marcados e caminhos de pastores raramente percorridos este trilho leva-nos às brandas do Alhal (onde tem início), Ricovo e Gêmeas que rasgam com os seus socalcos a agrura silvestre da serra pincelando de verde lima urzais-tojas e penedias graníticas.
 
Os ecossistemas mais selvagens de Sistelo estão por aqui, entre florestas autóctones de altitude de carvalho negral, bidoeiros e pinheiros de casquinha, iremos cruzar-nos frequentemente com cachenas e garranos. A fauna silvestre como lobos, corças e javalis irá certamente vigiar-nos e talvez nos dê a oportunidade de a avistarmos. Estas florestas albergam também inúmeras aves, cogumelos e vegetação exuberante. Quando as atravessamos os ecos transportam-nos para ambientes mágicos que só a natureza pode oferecer.
 
Também as marcas dos gelos quaternários abundam neste trilho e poderemos "esquiar" por glaciares nunca antes "esquiados" descobrindo rochas aborregadas e blocos erráticos bem como outras marcas deixadas pelo outrora manto gelado que cobriu esta região e que esculpiu esta paisagem granítica.